O animal foi identificado como uma caninana (Spilotes pullatus)
Foto: Imagem em destaque |
Uma família levou um grande susto ao encontrar uma cobra dentro do berço de um bebê em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, na quarta-feira (30). O bebê não estava no quarto no momento da descoberta e ninguém ficou ferido.
O animal foi identificado como uma caninana (Spilotes pullatus), espécie não peçonhenta e considerada inofensiva para humanos. A serpente foi resgatada com segurança pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e devolvida à natureza.
O biólogo Gilberto Ademar Duwe, responsável pelo resgate, explicou que a caninana é importante para o equilíbrio ecológico, alimentando-se de roedores, aves e até outras cobras. Ele também ressaltou que o comportamento da espécie, como inflar o pescoço e vibrar a cauda, pode parecer agressivo, mas serve apenas como mecanismo de defesa.
A caninana pode atingir até 2,5 metros de comprimento e é encontrada em diversas regiões da Mata Atlântica. Apesar do susto, a presença da cobra dentro de áreas residenciais é incomum, mas pode ocorrer devido à busca por alimento ou abrigo.
Veja o vídeo:
Fonte: NSC Notícias